HARLEY-DAVIDSON começou com uma idéia de dois malucos em 1901, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Um tinha 20 anos e outro 21. Ambos amigos de infância. Os eram desenhistas de peças para carros em uma empresa. Se juntaram a outros 2 HarleyBrothers que eram mecânicos e montaram a primeira Harley-Davidson numa garagem escura. O carburador era feito de uma lata de molho de tomate.
O motor foi acoplado a uma bicicleta e na subida tinha que pedalar senão não subia nem com reza brava. Como a produção estava prometendo, construíram um barraco de 4x5 metros no quintal de casa. Na porta do barraco pintaram "Harley-Davidson Motor Co.", e então nasceu a Lenda. Em 1903, produziram 3 motocicletas. A primeira foi vendida pra um maluco que andou 6.000 milhas, que vendeu
pra outro que andou 15.000 milhas, e que vendeu pra outros 3 mais doidos que juntos andaram 62.000 milhas. (sinal que desde o início a moto era boa). Nesse mesmo ano a Harley-Davidson foi anunciada como a única moto a cobrir mais de 100.000 milhas e continuar rodando com peças originais (num é brinquedo não!). Após 4 anos a produção aumentou pra 50 motocicletas, assim como o galpão e o número de funcionários, o bolso dos afortunados também já tava ficando cheio de dólares ($$$$). No mesmo ano a produção triplicou! Até 1913 as motos só pegavam no tranco ou então na pedalada,
dai inventaram o pedal de partida. Em 1914 a Harley-Davidson começou a apoiar corredores independentes e conquistou muitos títulos. Em 1917 os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial e a Harley-Davidson fez a sua parte e começou a produzir unicamente motos para serem usadas na Guerra. Durante este período, a produção de motocicletas para civis foi suspensa na Inglaterra, os motociclistas que não estavam no combate foram obrigados a olhar para motos de fora, fazendo com que a fama da Harley-Davidson aumentasse ainda mais. Antes do fim da guerra, mais de 20.000 motos foram despachadas para a Europa. Até a guerra, todas as motos fabricadas eram da cor cinza. Durante e após a guerra passaram a ser da cor verde. Em 1921 a Harley-Davidson foi a primeira moto a ganhar uma corrida com a grande velocidade de 100 milhas por hora. Em 1926, surge o tanque em forma de gota, que virou marca
registrada da companhia. Porem também em 1929, a industria de motocicletas e a industria automobilística passaram por uma crise devido a falta de dinheiro para adquirir um transporte individual. Muitas fábricas fecharam. Nesta época, as motocicletas tornaram-se objeto de recreação. A Harley-Davidson, assim como as outras, também foi atingida, fazendo com que a produção baixasse de 32.000 motos por ano para 6.000 até 1933. Com o fim da crise em 1933, a Harley-Davidson, para atrair compradores, começou a pintar
as motos em varias cores diferentes e colar decalques. Com esse tipo de inovação, nasceu o estilo Harley-Davidson, não só de possuir sua motocicleta com características próprias, mas também de usar roupas de couro negras, de ouvir um rock e de ser livre. Assim, foram surgindo os acessórios, que hoje fazem parte da historia da Harley-Davidson. 1956 foi o ano em que o Rock n' Roll tomou conta dos EUA.
Em maio deste ano, a revista "The Enthusiast", publicou um artigo intitulado "Quem é Elvis Presley?", o jovem cantor de Memphis que apareceu na revista com sua motocicleta favorita, uma Harley-Davidson. A partir dai a Harley-Davidson e o Rock'n Roll nunca mais se separaram. Nos anos 70 o sucesso da Harley-Davidson nas estradas era tão grande quanto nas pistas. Já era fabricada também na Itália. Dai pra frente foi se superando cada vez mais e mais, com o motor e o design cada vez mais inacreditáveis e surpreendentes. E é isso aí, depois nos perguntam por que somos apaixonados por esse mito. Resumindo, a Harley-Davidson Motor Company deixou sua marca na historia e acima de tudo, a companhia provou para quem quiser ver que a aventura ainda esta longe de acabar.
Yeah! Born to be wild!
Enviado por Mago
Nenhum comentário:
Postar um comentário